Fonte: Alimento foto criado por master1305 - br.freepik.com

Abusei nas festas, faço dieta DETOX?

 Nesta época do ano, depois de todos os excessos que fazemos nas festas, buscamos com  frequência uma DIETA DETOX para nos livrar do que abusamos em 15 dias. E é claro que tem  que funcionar em dois ou três dias, ne? 

 De fato, não precisamos de nada DETOX. O nosso próprio organismo se encarrega de fazer a  sua faxina interna, e limpar o que ficou de excessos. O fígado, os rins e os pulmões se encarregam  de nos livrar destas toxinas. Mas por favor, durante o DETOX não abusar mais ne? 

 O mais importante de tudo é ingerir muito líquido, preferencialmente água pura. Nem precisa  ser mineral, pode ser filtrada mesmo. A ingesta de 4 litros de água em 24 h ajuda aos rins a  aumentar a filtração do sangue, ajuda no funcionamento do intestino e do fígado (este coitado,  sofre com o álcool e o excesso de alimentos gordurosos, como as rabanadas, bolinhos fritos,  etc).  

 Existem várias DIETAS DETOX na internet, mas muito cuidado em segui-las, pois, a maioria  delas tem uma restrição muito severa de carboidratos, que leva ao aumento do cortisol, o  hormônio do stress, principalmente nas mulheres, e tem como rebote o ganho de peso a médio prazo. Use e abuse de sucos de frutas naturais (Nada de caixinhas), alimentos bem coloridos,  carnes brancas, evitar frituras e álcool, e se seguir esta DIETA COLORIDA, ou seja, com verduras  e legumes coloridos, já fará uma dieta detox. Não há necessidade suplementos DETOX, se  aprender a COMER COLORIDO. 

 Isto vale para Carnaval, Páscoa, feriados prolongados, aniversário da sogra, ou seja, todas  estas épocas que tendemos aos excessos nas libações alimentares. Aprenda a comer colorido e  será mais saudável sempre.  

Dra Selma Merenlender