Atleta faz seu tratamento com cannabis medicinal

Cannabis medicinal pode causar dependência?

     Não, a cannabis medicinal não leva ao vício, e não causa à dependência química. Os produtos a base de cannabis aprovados para uso no Brasil contém um teor de THC inferior a 0,2%, que é a substância que apresenta os principais efeitos psicotrópicos da planta Cannabis.

 

Quais produtos a base de Cannabis são autorizados no Brasil?

      De acordo com a definição da ANVISA, os produtos a base de cannabis devem conter como principal ingrediente ativo o Canabidiol, podendo estar associado aos terpenos e flavonoides, o que chamamos de óleo Broad spectrum e se contiver o THC em concentrações MENORES que 0,2%, teremos um óleo Full Spectrum. Em situações especiais, chamado uso compassivo, formulações com concentrações maiores de THC poderão ser utilizadas para o tratamento da dor do câncer, tratamento das náuseas e câncer, e algumas formas de caquexia.

oleo de Cannabis medicinal sendo retirado do frasco
óleo de Cannabis Medicinal NÃO causa dependência

Produtos a base de Cannabis podem gerar resitência em nosso organismo?

     O Canabidiol, para uso continuado, pode, contudo, levar a certo grau de resistência, taquifilaxia, que é comum em todas as substâncias de ação no sistema nervoso central. Porém não existe nenhum indício de vício, dependência ou síndrome de abstinência ao uso de CBD, como existe com a Heroína. Contudo os efeitos dos quais os pacientes estavam em uso do produto, irão cessar quando da suspensão do medicamento, ou seja, se estava usando para tratamento de dor crônica, o paciente poderá voltar a sentir dor. O mesmo ocorre para as indicações como insônia, ansiedade, convulsões etc. Como ocorre com qualquer medicamento para tratamento de doenças crônicas. Se o paciente suspender os anti-hipertensivos que estava em uso, a tensão arterial irá obviamente se elevar, sem configurar uma “dependência” do medicamento. Ocorre a perda do efeito desejado.

Mulher toma seu óleo de cannabis medicinal
o óleo de cannabis pode causar resitência em nosso organismo


Quais os tipos de produtos a base de Cannabis Medicinal que são autorizados no Brasil?

      Importante lembrar que no Brasil, as apresentações de cannabis medicinal por via inalatória vaporizada ou fumada não são permitidas. Até o presente, só estão autorizadas as apresentações via oral ou tópica. Convém ressaltar, que como qualquer medicação que tem ação no sistema nervoso central, mesmo uma simples metoclopramida que tem venda liberada sem receita em farmácias, pode ter efeitos indesejados, e variam de indivíduo para indivíduo. A cannabis medicinal vem sendo estudada para o tratamento de dependência de opiáceos e outras drogas sintéticas, e até mesmo para diminuir o consumo da cannabis fumada. 

     Ainda muito precisa se entender sobre o sistema endocanabinóide, e suas implicações na homeostasia, mas com certeza, utilizar o Canabidiol tem muito menos efeitos deletérios que o uso de Benzodiazepínicos.

 

Dra Selma Merenlender

CRM 5248425-2

Diretora técnica do Centro Multidisciplinar Fluminense

Quer saber mais sobre a Legislação vigente da Cannabis Medicinal no Brasil?

Então confira aqui a Live com a Ex – Diretora da Anvisa, Dra Alessandra Soares