Até que idade o Pediatra atende?

A criança e o adolescente são seres em crescimento e desenvolvimento, como peculiaridades psicossociais próprias, e apresentam necessidade de compreensão e linguagem diferentes. Também a maneira de conversar, examinar, distrair o foco da atenção e outras técnicas, são de amplo domínio do médico treinado na especialidade de Pediatria

A legislação brasileira, de forma clara e precisa, ao regulamentar a matéria no âmbito do território nacional, através da norma jurídica oriunda da Lei n.º 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que:

“Art. 2º – Considera-se criança para os efeitos desta lei a pessoa até 12 (doze) anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.”

A especialidade de Pediatria tem como abrangência o atendimento da criança (0 a 12 anos) e do adolescente (12 a 18 anos). Sendo o Pediatra o profissional com formação e conhecimento do processo de crescimento e desenvolvimento até a idade adulta, ele deve ser o responsável pelo atendimento clínico da criança e do adolescente nos três níveis de atenção: primária, secundária e terciária.

Assim sendo, todo o atendimento às urgências e emergências clínicas, assim como as consultas regulares das pessoas com idade até 17 anos, 11 meses e 29 dias deve ser realizado por Pediatras.

Porém, em atenção ao Artigo 4º e ao Parágrafo Único do Artigo 5º do Código Civil Brasileiro e ao referencial bioético da autonomia, as pessoas maiores de 16 anos poderão optar pelo atendimento por médico não pediatra. Todavia, dentro da Pediatria, existe a subespecialidade de Hebiatria, que tem o foco de atenção ao adolescente, visto ser este período da vida um momento de intensas transições corporais e emocionais, com peculiaridades da faixa etária. Desta forma, em locais onde haja esta especialidade disponível, o atendimento dos 12 aos 18 anos incompletos deverá ser direcionado ao Hebiatra.

Dentro das especialidades médicas clínicas e cirúrgicas, também existem as subespecialidades pediátricas, como a Cirurgia pediátrica, Ginecologia pediátrica, Gastropediatria, Reumatopediatria, etc… Estas subespecialidades cirúrgicas e clínicas são importantes, pois lidam também com as alterações dos órgãos internos relacionadas ao crescimento do indivíduo. Também as alterações hormonais que ocorrem na adolescência e são expressas na pele, no humor, no sono etc..
Na dúvida, consulte um pediatra e se achar conveniente, irá encaminhar para o subespecialista.

No Centro Multidisciplinar Fluminense contamos com uma equipe de 4 pediatras, gastropediatra, reumatopediatria e neonatologista (atende aos bebês recém nascidos).

O serviço de Fisioterapia conta com profissionais habilitados para o atendimento para bebês, crianças e adolescentes, para as indicações reumatológicas, ortopédicas, neurológicas, respiratória e distúrbios do crescimento.

Também dispomos de um serviço completo de Imunização e Vacinação, que funciona de segunda a sábado. Caso tenha interesse realizamos aplicação de vacinas e medicamentos em domicílio, mediante agendamento.

Precisou de atendimento para seu bebê, criança ou adolescente? Só falar com o Centro Multidisciplinar Fluminense que faremos tudo para te atender!

Dra Selma Merenlender
CRM 5248425-2
Responsável Técnica CMF e IMF.