Diabetes Mellitus

No Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com o diabetes. Esta é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e quando esta quantidade fica elevada ocorre o diabetes.

Existem alguns tipos de diabetes, porém os mais comuns são o diabetes tipo 1 e tipo 2. No diabetes tipo 1 ocorre produção insuficiente de insulina e no tipo 2 o organismo apresenta uma resistência à insulina produzida. O diabetes não tratado pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Inicialmente o indivíduo com diabetes pode não apresentar sintomas ou apresentar algumas infecções frequentes. Quando os níveis de glicose estão muito altos o indivíduo pode urinar muito (poliúria), sentir muita sede (polidipsia), sentir muita fome (polifagia) e perder peso. Em alguns casos pode acontecer o coma.

O diagnóstico do diabetes é feito através do exame de sangue e o tratamento é realizado com adequada alimentação, atividade física regular e medicamentos que podem ser orais ou aplicação de insulina. É muito importante procurar um endocrinologista para avaliar e tratar o diabetes.

Dra. Christiane