Então, posso tomar a vacina contra COVID-19?

SSIIMMMM

As vacinas aprovadas para utilização no Brasil até o presente, a CORONAVAC e a Vacina de Oxford são seguras para utilização em geral TODOS os indivíduos acima de 18 anos podem e devem tomar a vacina contra COVID 19. Mesmo aqueles imunossuprimidos, sob tratamentos quimioterápicos ou aqueles portadores de doenças crônicas. Até pelo contrário, estes pacientes merecem atenção especial e serão vacinados antes da população em geral. No caso de alergias, em especial alergia à proteína do ovo, o médico alergista responsável pelo paciente deverá ser consultado antes da aplicação da vacina. 

Os efeitos colaterais mais frequentes são semelhantes aos da vacina da gripe (influenza) e são dor no local da aplicação, febre baixa, dores no corpo e estado “gripal”, que resolve espontaneamente ou no máximo com uma analgesico comum.

Até o presente momento, como não foram realizados estudos em gestantes ou em mulheres que estejam amamentando, ou em menores de idade, este grupo de pacientes será mantido fora da campanha de vacinação, até que já tenham sido realizados trabalhos que estabeleçam a segurança neste grupo específico.

Então, VAMOS VACINAR!.