Mielite transversa – O que é?

A Mielite transversa é uma inflamação aguda das substâncias branca e cinzenta da medula espinhal (a medula composta pelos nervos, localizada dentro da coluna). Usualmente começa com uma dor forte no local afetado, acompanhada de formigamentos e paralisia dos membros que são inervados pelos determinados nervos envolvidos. Usualmente o segmento da coluna mais afetado é a porção dorsal da coluna vertebral, causando então sintomas que surgem na região dorsal e descem para os membros inferiores. Mas pode ocorrer no segmento cervical ou lombar também. Pode ocorrer também a perda do controle da urina e das fezes, além da paralisia.

A Mielite transversa pode ocorrer em doenças autoimunes como o Lúpus eritematoso sistêmico, Esclerose múltipla, Síndrome do anticorpo antifosfolipideo, assim como em doenças infecciosas como Sífilis, tuberculose. Pode ocorrer com abuso de drogas como Cocaína e Heroína e raramente em infecções virais comuns.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico, estudo do Líquido Cefalorraquidiano (líquor), e Ressonância Magnética da coluna no Segmento afetado, além dos exames de sangue para avaliar as doenças citadas.

O tratamento se baseia em corticosteroides, em altas doses, eventualmente plasmaferese e Imunoglobulinas venosas. Importante tratar a causa que iniciou a inflamação da medula, como o Lúpus por exemplo. A eficácia do tratamento depende da causa da mielite, porém em geral os pacientes recuperaram sem sequelas ou pouquíssimas sequelas.

Dra Selma Merenlender
CRM 5248425-2