Síndrome de Overlap

 

     Síndrome de Superposição ou Síndrome de Overlap é uma entidade clínica que ocorre quando há superposição de sinais e sintomas de doenças autoimunes, com a superposição dos exames laboratoriais típicos, porém com AUSÊNCIA do anticorpo Anti -RNP.

     Dentre as síndromes de Overlap mais comuns, são o Lúpus eritematoso sistêmico com Artrite Reumatoide ou Síndrome Rupus, Colangite esclerosante primária com Hepatites autoimunes, Esclerose sistêmica progressiva com Artrite reumatoide, e assim por diante.

      OS sintomas apresentados pelos pacientes irão variar com as doenças de base presentes, como por exemplo, na Colangite esclerosante com Síndrome de Sjogren, o paciente pode apresentar alterações das enzimas hepáticas associadas as manifestações das glândulas salivares e assim por diante. 

       O diagnóstico laboratorial contém achados das doenças associadas, como por exemplo FAN positivo e Fator reumatoide positivo como ocorre no Rupus e assim por diante. O tratamento também deverá ser estabelecido de acordo com as manifestações preponderantes no momento, lembrando que os sintomas podem ocorrer em momentos diferentes da evolução do paciente. 

         Vale ressaltar que se ocorrer a presença do anticorpo anti- RNP, a nomenclatura passará para Doença Mista do Tecido Conjuntivo.    

      

Dra. Selma Merenlender

CRM 5248425-2

Diretora Técnica Centro Multidisciplinar Fluminense.