NÃO PAREM SEUS REMÉDIOS!

    Muitos pacientes vem deixando de utilizar os seus medicamentos, com medo da epidemia de COVID-19. Alguns por medo da interação dos medicamentos, outros porque ouviram contar casos mas sem a correta definição de quem falou.

Primeiro a Organização Mundial de Saúde proibiu o uso de Ibuprofen durante a epidemia e depois voltou atrás. Muito falaram de certos medicamentos para a hipertensão arterial, mas sem confirmação de real aumento do risco. 

O fato é que quem utiliza medicamentos regularmente é porque tem uma doença que pode ser considerada comorbidade para a COVID. Desta forma, se a doença de base estiver descontrolada, mais chance da COVID se desenvolver para as formas mais graves, portanto o uso de suas medicações regulares é fundamental para diminuir o risco da doença.

Mesmo se você estiver usando medicamentos como corticóide e imunossupressores, você DEVE MANTER a medicação regularmente. Manter as doenças de autoimunidade sob controle é importante para deixar o seu sistema imune funcionando bem para poder combater o vírus. 

Assim, NÃO PARE A SUA MEDICAÇÃO!

Dra Selma Merenlender

CRM 5248425-2

Diretora Técnica,

 Imunofluminense Vacinas e Imunobiológicos

RJ 6 abril 2020.