Chuva traz doenças?

Sempre que chove lembramos  de nossa infância e nossa mãe falando: “Sai da chuva, menino , que vai pegar doenças.” E sabedoria de mãe nunca erra.

Ao contrario do que se pensava, as  doenças vêm por baixo e não por cima. Não se pega pneumonia tomando chuva ou ficando com as roupas molhadas.  A pneumonia é uma doença infecciosa, causada por bactérias como o Pneumococo, ou por vírus, como o H1N1 ou o COV-19, além de outros agentes infecciosos como o bacilo da tuberculose, fungos, etc…

O perigo real está nas águas acumuladas e no refluxo do esgoto.  São nossos velhos conhecidos a Leptospirose, transmitida para os humanos pela urina de rato, abundante na água do esgoto, e a hepatite A.  Contra a hepatite A já temos a disposição vacinas contempladas no calendário do Ministério da Saúde, distribuídas gratuitamente, ou se preferir, em clinicas de vacinação particulares. A hepatite A, tem curso benigno porem muito raramente pode evoluir de forma fulminante com necessidade de transplante renal.

A leptospirose é uma doença que afeta não só ao homem como também aos animais domésticos como os cães e gatos, e o quadro clinico é semelhante ao dos humanos. Olhos amarelados, urina escura, febre elevada, dores intensas pelo corpo, e insuficiência hepática e renal. 

 

Como prevenir as doenças das enchentes:

  1. Acondicionar o lixo em sacos plásticos em recipientes bem  fechados e só coloca-los em via publica próximo ao recolhimento pela Comlurb.
  2. Alimentos devem ser guardados sempre em recipientes bem fechados e em partes elevadas dos armários, nunca próximo ao chão.
  3. Recolher todas as sobras de alimentos e raçoes animais ao fim do dia, não permitindo que pernoitem expostas porque podem atrair ratos pelo seu cheiro
  4. Manter quintais, ruas,  terrenos baldios limpos
  5. Manter as margens dos rios livres de lixo e entulho
  6. Evitar manter entulho no quintal, pois servem de local para formação de abrigo para os roedores.
  7. Manter as caixas d’agua sempre  limpas e fechadas, 
  8. Manter fechados todos os buracos de paredes e rodapés, para evitar a formação de abrigo de roedores dentro da casa.

 

Dra Selma Merenlender CRM 5248425-2

Diretora técnica Centro Multidisciplinar Fluminense.