A Humanidade está mais fria? É verdade!

               Sempre que ouvimos “a Humanidade está ficando fria”, entendemos que o mundo moderno está deixando os seres humanos com o coração mais duro. Mas na verdade, não é nada disto, a temperatura média do corpo humano caiu desde o início da Revolução Industrial. 

              Em um estudo realizado na Universidade de Stanford e publicado em 07 de janeiro de 2020, os pesquisadores observaram que a temperatura corporal caiu em média, até 0,3 graus, em relação aos achados biométricos do passado.

               No ano de 1851, o médico Carl Wunderlich obteve milhões de tomadas de temperaturas corporais de 25 mil pacientes na cidade de Leipzig, estabelecendo o padrão mundial de 37 graus centrígrados ou 96,6 Farenheit. Porém desde 2002, diversos estudos vêm comprovando que a temperatura média corporal não é mais 37 graus, estando atualmente em torno de 36,6 para a medida da temperatura na cavidade oral. 

                Vários fatores influenciam para esta divergência de dados. Primeiro, a qualidade dos termômetros e os métodos mais sensíveis utilizados hoje em dia, como o infravermelho, já podem ser responsáveis por pequenas variações. 

                Em segundo lugar, quando o estudo do dr. Wunderlich foi conduzido, a expectativa média de vida era de tão somente 38 anos, contra os mais de 80 atuais. É bem estabelecido que a temperatura cai com a idade, pela queda do metabolismo corporal. Logo a tendência é que a média caia.

                Em terceiro lugar, em 1851 as infecções ditas de lenta evolução, como a tuberculose, a sífilis, e a hanseníase, além das infecções gengivais severas, produziam poucos sintomas na fase crônica, então certamente indivíduos doentes tiveram suas temperaturas aferidas e entraram no cálculo da média. 

                 Em conclusão, a humanidade está realmente ficando mais fria…mas não no coração…

 

Referência: 

Decreasing human body temperature in the United States since the industrial Revolution. Protsiv, m, et al. eLife2020;9e49555.

 

Dra Selma Merenlender

Crm 5248425-2

Diretora Técnica IMUNOFLUMINENSE