Novembro Azul e MOVEMBER

         O movimento Novembro Azul foi criado em 2003 na Austrália, para chamar a atenção para a necessidade dos homens buscarem assistência médica para exames preventivos, tendo em vista que este não é um comportamento habitual no sexo masculino. Da mesma forma que o outubro rosa alerta para o câncer de mama, o novembro azul busca alertar os homens acima de 50 anos sobre a necessidade de procurar um urologista para avaliação da próstata. Para chamar a atenção, os homens passaram a deixar o bigode crescer durante o mês de novembro, sendo então criado o Moustache (bigode, em inglês) November, que então virou MOVEMBER. 

           Muito preconceito existe entre os homens, diria que até medo, mas o exame de toque é fundamental para avaliar coisas simples, como o tamanho da próstata, presença de nódulos, dor ao exame, aumento de temperatura, e a consistência. Só por este simples exame, o urologista é capaz de detectar diversas doenças, como a prostatite, a hipertrofia prostática benigna (aquela situação que faz o homem estar sempre com a sensação de bexiga cheia), e o câncer. O ideal é que se inicie a rotina no exame de próstata aos 50 anos, mas pode ser ainda mas jovem se existir histórico familiar de câncer de próstata. Existem exames de sangue que só devem ser realizados, APÓS o exame clínico pelo urologista e não em Substituição à este, que é o PSA (Prostatic Specific Antigen). A sua interpretação só deve ser realizada por um médico, pois diversos fatores interferem com o resultado do exame, como por exemplo andar de bicicleta por longos períodos nos dias que antecedem o exame, assim como relações sexuais na véspera do exame. Portanto somente o urologista deve solicitar o exame e interpretar o seu resultado. Nada de deixar os amigos curiosos darem o palpite sobre o resultado!

           Então, se você é homem, procure o urologista se ainda não o fez este ano, deixe o preconceito de lado, e melhor ainda, deixe crescer o seu bigode e participe do MOVEMBER!

         Lembre-se: Dia 17 de novembro é o dia Internacional do Homem, e dia internacional de prevenção do câncer de próstata.  Prevenir é sempre melhor que remediar.