Fonte: https://www.fundacred.org.br/site/2019/05/28/o-25o-era-encontro-de-reumatologia-avancada-apresentou-inovacoes-na-especialidade-e-premiou-pesquisas-ineditas-de-universidades/598313fb922eb-980x551/

Reumatologia ou Ortopedia?

   Muitas pessoas me perguntam a quem devem procurar quando tem dores nos ossos. Tanto a reumatologia quanto a ortopedia tratam doenças que afetam os ossos e articulações, mas existem diferenças importantes.

    A Reumatologia é uma especialidade clínica e trata basicamente com medicamentos e procedimentos não invasivos. A Ortopedia é uma especialidade cirúrgica, portanto qualquer coisa que afete os ossos e necessite de cirurgia, é da alçada da Ortopedia.

    A Ortopedia e traumatologia é a especialidade que atende tudo referente a traumatismos, acidentes, quedas, distúrbios de nascimento dos ossos, distúrbios da postura dos ossos, como escolioses, hipercifoses etc… Caiu, machucou? Ortopedia

     A Reumatologia por outro lado, trata das doenças, na maioria das vezes crônicas, que afetam os ossos, as articulações e uma grande parte das doenças de autoimunidade, como a Artrite reumatoide, o Lúpus e outras. Também trata de doenças como Osteoartrite (artrose), Osteoporose, Gota, Pseudogota, Bursites, tendinites e toda a sorte de dores nas juntas com mais de 6 semanas de duração. Trata também das doenças infecciosas que acometem os ossos, como Artrite infecciosa por bactérias, artrite gonocócica, artrite tuberculosa, artrite sifilítica e outras.

             No Centro Multidisciplinar Fluminense dispomos de 6 reumatologistas de adulto e uma reumatologista pediátrica. Na dúvida? Marque uma consulta!

Dra Selma Merenlender
CRm 5248425-2.