Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2019/06/baixa-adesao-de-garotos-a-vacina-contra-hpv-gera-temor-de-cancer-ligado-ao-virus-cjx1u6ca300ju01o9tps1k3k7.html

E ai, Câncer tem vacina?

              Tem sim! A vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), protege contra diversos subtipos do vírus, em especial aqueles que estão relacionados ao câncer de colo de útero e câncer de pênis.

                De fato, a causa mais importante do câncer de pênis é a infecção pelo HPV. Ela se manifesta como pequenas bolhas na região do pênis, que vão e voltam ate que um dia não vão mais embora, e começam a se aglomerar e a aumentar dando o aspecto de brotamento semelhante a uma couve flor. Quando chega neste estágio o tratamento é somente cirúrgico e as vezes é necessário a amputação do órgão. Mas isto não ocorre de um dia para o outro e sim em anos de lesões não tratadas.

                 O HPV também pode causar na mulher o câncer de colo de útero. Como ele ocorre em uma região muito profunda, só é possível detecta-lo através do exame de citologia ( Papanicolau, o preventivo comum). Mas como no pênis, a lesão demora muito a surgir e a evoluir, sendo portanto, totalmente curável quando detectável na fase inicial. Quando mais avançada necessita de cirurgia para retirada de todo o útero e até mesmo ovários e trompas, e associar a radioterapia. 

                   Mas para evitar tudo isto, existe a vacina contra o HPV, disponível na rede pública e privada, que deve ser aplicada antes do inicio da vida sexual, ou , para quem ainda não tomou, em qualquer momento da vida. Uma medida simples que pode salvar vidas!