Vocês sabiam que o nome Vacina vem de Vaca?

             As Imunizações ou vacinas, são produtos imunobiológicos que administrados por via subcutânea, oral, intradérmica ou intramuscular, que tem por finalidade estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a substância introduzida no corpo. Assim foram produzidas as VACINAS.

            As primeiras vacinas que se tem notícia datam de quase 6 mil anos, na China Antiga, quando se arranhavam a pele do braço com líquido da bolha da doença Varíola, para estimular a produção destes anticorpos protetores e impedir que o indivíduo desenvolvesse a doença plena. Depois no período da Grécia Clássica, duas imunizadoras turcas vacinaram quase 400 mil indivíduos com o mesmo processo, impedindo a disseminação da doença entre os gregos.

A ideia de vacina como conhecemos hoje, foi introduzida pelo médico inglês Edward Jenner, que no inicio do século XVIII usou o líquido obtido das bolhas da forma bovina da varíola, para inocular por raspagem em um adolescente, e depois o expos a doença varíola, tendo então salvado o adolescente da doença que era então fatal, e dai então alcunhado VACINA, de origem em Vaccuna, ou seja, DA VACA.

Hoje as moderna vacinas são produzidas em sua maioria a partir de germes já mortos ou somente partes de suas superfície ou parte de seus genes, sendo seguras e eficientes. Mas o nome VACINA ganhou o gosto popular em substituição ao nome Imunização. Mas o importante e manter a caderneta de Vacinas ou Imunizações em dia. Proteja-se!